domingo, 23 de setembro de 2012

A Terra no espaço

  • O SISTEMA SOLAR E A TERRA

    O sistema solar é composto por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno que giram juntamente com dezenas de astros em torno do sol. A terra é datada entre 4,6 e 5 bilhões de anos.o planeta terra é denominado azul pois visto do espaço pode-se observar em sua grande parte azul isso deve-se aos 70% de água no planeta.
    O planeta terra é o único corpo celeste conhecido com vida pois tem energia interna suficiente para gerar vulcões que produzem gases para a atmosfera , tem gravidade para reter a atmosfera e gerar chuva e os ventos , água em estado liquido e provoca amplitudes térmicas pequenas .
  • INTRODUÇÃO

    Desde o inicio dos tempos os seres humanos observavam o céu para tentar entender os mistérios dos fenômenos naturais e celestes, e a influência que estes aplicavam sobre a vida humana. Muitas idéias a respeito do universo foram criadas, muitas conclusões foram tiradas e o que sabemos hoje é resultado dos registros que foram feitos nessa época, na maioria das vezes, com base apenas na observação.
  • TEORIAS DO UNIVERSO


    Geocêntrica

    Esta teoria é a mais antiga entre todas, onde afirmava que o planeta terra estava no centro do universo e o sol girava a seu redor. Esta teoria era fortemente apoiada pela igreja. Dentre os filósofos que defendiam o Geocentrismo tinha-se Aristóteles.

    Heliocêntrica

    Esta teoria afirmava que o sol era o centro de tudo e é aceita ate os dias atuais. Nicolau Copérnico foi o primeiro a divulgar esta teoria, tendo sido expandida futuramente por Johannes Kepler.


  • LEIS DE KEPLER

Primeira Lei de Kepler (Lei das órbitas):



Os planetas possuem orbitas elípticas com o Sol ocupando um de seus focos.




b_504_177_16777215_0___images_stories_fisica_gravitacao_01.gif
No Periélio o planeta tem maior proximidade com o Sol, no Afélio existe maior distância entre os dois astros.


Segunda Lei de Kepler (Lei das áreas):



Se traçarmos uma linha imaginária que une o planeta ao Sol, notaremos que esta varre áreas iguais em tempos iguais. Pois um planeta em órbita em torno do Sol não se move com velocidade constante. O planeta se move mais rápido quando se encontra mais próximo ao sol, e mais devagar quando distante.



b_512_144_16777215_0___images_stories_fisica_gravitacao_02.gif

Terceira Lei de Kepler (Leis dos períodos):



"Os quadrados dos períodos de translação dos planetas em torno do Sol são proporcionais aos cubos dos raios médios de suas órbitas."

b_266_134_16777215_0___images_stories_fisica_gravitacao_03.gif
R: Raio médio da órbita
T: Período de revolução do planeta em torno do Sol (intervalo de tempo também chamado de ano do planeta).



  • LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL


“Toda partícula do universo atrai todas as outras particulas com uma força diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional as distâncias entre elas ao quadrado. A direção da força é dada pela linha que une as partículas"





Esta força é uma grandeza vetorial, pois possui módulo, direção e sentido.

F = intensidade da força gravitacional 
G = constante de gravitação universal = 6,67.10-11 Nm²/kg²
m = massa dos corpos analisados 
d = distância 





  • ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

É chamado de aceleração da gravidade, a aceleração em queda livre. A Aceleração da gravidade varia muito dependendo do lugar, da altitude e da latitude.


 Para corpos na superfície da Terra temos:



P = peso do corpo
m = massa do corpo
g = aceleração da gravidade


Para pontos a uma altura h acima da superfície da Terra:


  








Fontes: 1, 2, 3,  4, 5, 6 , 7, 8, 9 ,10 e 11


Um comentário: